O indutor eletromagnético é um equipamento industrial utilizado para tratamento físico da água, ou seja, não necessita de produtos químicos. É uma solução ambientalmente eficaz que não gera resíduos e não altera a composição química da água tratada.
O equipamento consiste em um conjunto de componentes elétrico eletrônicos, fixados à uma tubulação, protegidos por uma carcaça, com alimentação elétrica fornecida por um painel elétrico externo. Através do painel elétrico é possível controlar a intensidade do campo magnético aplicado. O campo magnético uniforme gerado minimiza o processo de formação de incrustação proveniente de sais de dureza e também remove gradativamente as incrustações já existentes atuando no processo de formação dos cristais.
Como o indutor eletromagnético retira as incrustações já existentes? Como o indutor atua na formação da estrutura cristalina das incrustações, reduzindo a aderência da mesma, o equilíbrio da reação é deslocado para o sentido dos reagentes (íons em solução), aumentando a quantidade de ácido carbônico na água, graças à maior quantidade de CaCO3 dissociado na água. O ácido carbônico remanescente redissolve as incrustações presentes no sistema, sendo um processo lento, mas eficaz na remoção das incrustações.