
As torres de resfriamento são equipamentos vitais aos processos produtivos, realizando a importante tarefa de dissipar o calor gerado pelos equipamentos do processo. Para manter o bom funcionamento das Torres de Resfriamento, garantindo segurança e eficiência, é fundamental manter um bom tratamento de água.
Não existe regulamentação oficial com relação ao padrão de qualidade da água de utilidades que circulará nos equipamentos. Mas existem recomendações de fabricantes dos equipamentos, agências internacionais, agências nacionais, entre outros, que visam garantir uma vida útil mais prolongada do equipamento e uma operação mais segura.
O correto tratamento da água das torres de resfriamento visa evitar a ocorrência de incrustações, corrosão, desenvolvimento microbiológico, acúmulo de sólidos, entre outros fatores que em conjunto prejudicam o correto funcionamento das Torres, podendo causar tanto problemas relacionados com o processo produtivo como falta de resfriamento, redução da vazão, entupimento de tubulações, paradas não programadas, defeitos nos produtos, entre outros, quanto problemas relacionados às próprias Torres de Resfriamento como uso excessivo de energia, deterioração precoce, desabamentos e quebra dos internos, até a sua completa inutilização.
Em relação ao crescimento microbiano, em Torres de Resfriamento, sem o devido tratamento, pode ocorrer também a proliferação da Legionella Pneumophila, uma bactéria nociva ao ser humano que quando inalada pode ocasionar a morte.
A Águaviva realiza tratamento de água para torres de resfriamento de circuito aberto e fechado, adotando as melhores práticas, personalizadas para cada caso.